Como fazer a retirada de vigas e pilares em uma reforma?

É de conhecimento de engenheiros e arquitetos que a execução de reformas muitas vezes pode representar um grande desafio técnico (até mesmo superior à execução de uma nova obra).

As obras novas são acompanhadas em sua íntegra pelo corpo técnico que passa a adquirir conhecimento de 100 % das etapas de execução. Ou seja, do estudo topográfico do terreno, ao acabamento final da obra, com a entrega das chaves.

Quando um engenheiro ou arquiteto assume a responsabilidade de tocar uma obra de reforma, já entende que serão encontradas muitas surpresas ao longo da empreitada.

De maneira geral, essas surpresas poderão afetar a execução na íntegra do projeto de reforma idealizado.

Alguns clientes até possuem documentação de apoio ao engenheiro em um arquivo técnico com manuais, projetos arquitetônicos, estruturais e demais projetos complementares. No entanto, isso é mais comum em edificações mais recentes, com idade até 15 anos.

Edificações mais antigas que passaram por dois ou mais proprietários, normalmente não possuem nenhum arquivo com documentações sobre a obra, resultando em um grande desafio para o engenheiro ou arquiteto na execução dos trabalhos de reforma.

Ao analisar as demandas do cliente, os profissionais elaboram os projetos de reforma, muitas vezes com alterações significativas de layout, com retirada de paredes e ampliação de ambientes.

No momento das demolições iniciais, já são encontradas algumas surpresas com a identificação de pilares e vigas em posições que até o momento eram desconhecidas, afetando diretamente a continuidade da obra. 

O novo panorama acaba resultando em dilemas com alteração severa dos projetos previamente acordados com o cliente, muitas vezes, inviabilizando a utilização de um determinado ambiente para a finalidade inicialmente prevista.

Quando não há possibilidade de alteração no projeto inicial, é necessário promover a retirada de vigas e pilares da estrutura. 

Essa intervenção de maneira geral, é considerada pela maioria dos profissionais como muito onerosa e muitas vezes inviável no ponto de vista de uma reforma.

O corpo técnico da Techniques, juntamente com seus parceiros calculistas estruturais é capaz de propor soluções para resolver boa parte desses problemas, voltando a dar vida aos projetos até então idealizados, retirando vigas e pilares de uma edificação.

Os profissionais da Techniques são capacitados para realizar estudos para identificar os reforços estruturais necessários, viabilizando a retirada ou deslocamento de pilares, retirada e encurtamento de vigas ou apenas mudanças de seção transversal desses elementos de maneira a aumentar vãos livres.

Desde 2006, atuamos  em soluções de engenharia. Com um portfólio de quase mil obras de recuperação, reforço estrutural e proteção de estrutura de concreto nos mais  diversos segmentos, a Techniques é uma referência na área e pode auxiliar você engenheiro a encontrar a solução ideal ou somar suas expertises às nossas soluções!

Quer saber mais sobre os projetos ou tem dúvidas sobre o assunto?

[maxbutton id=”11″ ]