Como o reforço estrutural pode viabilizar a execução de furos em vigas?

Em reformas, é comum que as mudanças de layout promovam a necessidade da execução de banheiros em posições anteriormente não previstas ou instalação de infraestrutura de ar condicionado, resultando invariavelmente na necessidade de execução de grandes furos em vigas, comprometendo  parte de sua seção transversal.

Diversas obras são paralisadas por esse motivo  — o que gera  grandes transtornos aos engenheiros, arquitetos e  clientes que ficam insatisfeitos com  alterações significativas de prazo para término da obra.

Em obras novas, o engenheiro também se depara com situações similares quando não há compatibilização prévia de projetos estruturais com os demais projetos como hidráulico, elétrico, gás, lógica entre outros.

Algumas vigas chegam a ter 70% de sua seção transversal comprometida, inclusive com corte de armaduras para passagem de outras redes, resultando em perda importante de capacidade estrutural.

Quando não é possível fazer a alteração do posicionamento das demais redes por questões técnicas e econômicas ou quando já é muito tarde para isso, pode-se partir para a realização de um reforço estrutural pontual na viga, de maneira que seja viabilizada a permanência do furo na seção transversal

Como o reforço estrutural resolve o problema?

Obviamente, é necessário partir para uma avaliação estrutural, dos elementos afetados, fazendo as devidas considerações para que o reforço seja seguro.

A Techniques possui equipe especializada em propor soluções viáveis para a realização de todos os tipos de reforços estruturais.

São pequenos reforços em chapas e perfis metálicos, reforços em compósito de fibra de carbono e reforços com aumento de seção transversal.

Alguns projetos ainda podem contar com reforços mistos, viabilizando configurações geométricas em elementos estruturais até então inviáveis.

A Techniques é especialista em fibra de carbono. Clique aqui e entre em contato com a equipe agora mesmo!

[maxbutton id=”11″ ]